quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

HUMANOCRACIA – Alimentação


Saudações,

O tema de hoje é “Alimentação”, ou seja, é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimentos, reprodução e manutenção da temperatura corporal.
O actual Sistema de produção e distribuição de bens alimentares é injusto, insustentável, destrutivo, insuficiente e até mesmo genocida, porque a maior causa de morte humana no Planeta Terra ainda é a FOME.
É necessário investigar, planear e construir tudo de novo tendo em conta o acesso aos Recursos existentes, quer materiais quer humanos, utilizar ao máximo a Ciência com o seu Método Científico para determinar as melhores soluções possíveis em todas as fases de implementação.
Pode ser criado um Sistema Nacional Alimentar com o objectivo de alimentar o melhor possível os seres humanos que aqui habitam, utilizando todas as técnicas conhecidas e as que ainda se estão a investigar e desenvolver, tais como a Permacultura, Hidroponia, Agricultura Tradicional, Itinerante, Sedentária, Biológica, do tipo Horizontal ou Vertical.
Aliar o conhecimento técnico actual com o conhecimento ancestral, adaptar o tipo de cultura ao local, ao tipo de solo, estrutura, clima, tecnologia, etc.
A alimentação também é uma importante fonte de tratamento e cura de várias doenças humanas, a sua utilização pode criar bem como resolver muitos problemas de saúde humanos.
É possível realizar tudo isto e muito mais, como já referi antes, tudo o que é descrito aqui é apenas a “ponta do iceberg”, juntando o conhecimento inerte e censurado existente, as possibilidades são praticamente infinitas…

Deixo-vos algumas perguntas sobre o actual Sistema Alimentar:
- Para quê adquirir produtos e serviços do outro lado do planeta quando podem perfeitamente serem produzidos aqui?
- Porquê é que todos os seres humanos não têm um igual direito de acesso aos alimentos?
- Achas que é possível tornar este país auto-sustentável a nível alimentar?

Deixo-vos algumas frases retiradas do conhecimento humano:

"Somos o que comemos..."

"Que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento..."

Sem comentários: