segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

HUMANOCRACIA – Habitação e Infra-Estruturas


Saudações,

O tema de hoje é “Habitação e Infra-Estruturas”, ou seja, estruturas criadas artificialmente pelos seres humanos para providenciar abrigo contra a precipitação, vento, calor, frio, etc. e todas as demais estruturas adjacentes, ou seja, fornecimento de energia, saneamento, comunicação, acessos, etc.
Em poucos termos e palavras, praticamente todas as estruturas habitacionais e adjacentes existentes actualmente têm que ser demolidas, o seu planeamento, construção e manutenção são realizados com conceitos e práticas totalmente desactualizadas e ineficazes, não estão ajustadas ao ambiente circundante e frequentemente não servem os princípios base para os quais foram criadas. É praticamente impossível remodelar ou readaptar o existente.
É necessário planear e construir tudo de novo tendo em conta o acesso aos Recursos existentes, quer materiais quer humanos, utilizar ao máximo a Ciência com o seu Método Científico para determinar as melhores soluções possíveis em todas as fases de implementação.
Utilizar o conhecimento humano nas suas várias vertentes e áreas e consequentemente a fusão entre todas elas para edificar as melhores estruturas possíveis em termos de consumo de energia, climatização, durabilidade, sonoridade, mobilidade, manutenção, etc.
Cada pormenor será devidamente estudado, testado e aplicado consoante os resultados obtidos, depois será criado um conjunto de regras a nível nacional para que todos os edifícios e infra-estruturas tenham a melhor qualidade possível, não vai depender da opinião de uma pessoa ou pequeno grupo de pessoas mas sim dos resultados obtidos pelos vários estudos e investigações efectuados.
Na Humanocracia o ser humano tem simplesmente direito e acesso a uma habitação, esta depende das suas características, ou seja, do número de pessoas que irá viver nessa habitação, as condições de cada uma delas, a localização geográfica mais conveniente para o exercício da sua função na Sociedade, etc.
Cada ser humano poderá viver sempre na mesma habitação ou trocar consoante vários aspectos, alguns deles referidos acima, é possível trocar-se de habitação as vezes que forem necessárias ao longo da vida de cada indivíduo ou grupo.
Será criada uma base de dados a nível nacional com a informação de todas as habitações para assim ser mais fácil e prática a procura e atribuição de casa.

Deixo-vos algumas perguntas sobre o actual Sistema habitacional, proprietário, etc:
- Quantas casas deve um ser humano “possuir”?
- Porquê é que alguns seres humanos têm várias casas, prédios, bairros inteiros e até mesmo propriedades com vários quilómetros quadrados e outros vivem na rua?
- Porquê é que existem pessoas a viver na rua ao mesmo tempo que existem inúmeras casas desabitadas espalhadas por todo o país?
- Porquê é que existem famílias numerosas a viver em casa pequenas e indivíduos a viver em mansões?
- O ser humano realmente “possui” alguma coisa ou simplesmente utiliza os Recursos do Planeta Terra durante algum tempo?
- Para que servem as leis aprovadas e em vigor para a construção de edifícios com acessos para deficientes se continuam a construir sem acessos?
 - Porquê é que o “Estilo” e a “Estética” são os principais elementos na construção de edifícios?

É possível realizar tudo isto e muito mais, como já referi antes, tudo o que é descrito aqui é apenas a “ponta do iceberg”, juntando o conhecimento inerte e censurado existente, as possibilidades são praticamente infinitas…

Sem comentários: