segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

RECURSOS E POTENCIAL HUMANO

Saudações,

Hoje iniciarei a mudança de trajectória deste blog.
Começarei com uma breve introdução a duas das principais características que podem ser aplicadas no Sistema Humanocracia.
Os Recursos, definição Wikipédia (dicionário na internet):
“Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.”
Ou seja, a Humanidade, devido às suas características, sempre utilizou o Planeta Terra e os seus Recursos Naturais, isto para obter a sua alimentação, energia, mobilidade, etc.
Até ao momento os Recursos têm sido utilizados de forma a obter riqueza para uns e miséria, fome e guerra para outros, a sua divisão e partilha tem sido injusta e desequilibrada.
Todos os seres humanos, e não só, podem ter acesso aos Recursos deste Planeta, infelizmente eles são cada vez mais controlados por um pequeno grupo de pessoas, corporações e até mesmo governos, o que cria conflitos entre outros problemas.
É difícil saber ao certo quanto do Recursos existe porque além da problemática de analisar as suas quantidades, ainda existem os segredos dos responsáveis para poder assim manipular os respectivos “preços” que lhes foram associados.
Existem também os Recursos Humanos, ou seja, as pessoas e a capacidade que estas dispõem para funcionarem individual e colectivamente, assim é possível conseguir atingir ou não determinados resultados pela gestão deste Recurso.
Com os dois Recursos combinado é possível levar a todas as pessoas do mundo uma vida melhor, mais equilibrada e acabar assim com os conflitos artificiais que foram sendo criados e manipulados ao longo do tempo.
O Ser Humano dispõe de um POTENCIAL que desconhece, é toda a sua vida limitado pela falta, omissão e manipulação de informação por parte do SISTEMA e nunca chega sequer a saber o que realmente pode pensar ou fazer…
Não somos ensinados a QUESTIONAR tudo aquilo que pensamos que conhecemos, a analisar o que se passa à nossa volta, a desenvolver a cada momento as nossas capacidades, a procurar e adquirir novos conhecimentos, a ir em busca da VERDADE…
A verdadeira prisão humana não é de betão e grades de ferro, é na nossa MENTE, é criar-mos falsas limitações e barreiras que facilmente podemos transpor e ultrapassar, isto se agir-mos com VERDADE…
Um ser humano minimamente educado e informado poderia atingir a sua independência entre os 10 a 12 anos de idade…

Deixo-vos algumas frases retiradas do conhecimento humano:

“Hoje temos acesso a tecnologias altamente avançadas, mas o nosso sistema social e económico não acompanham as capacidade tecnologias que criariam facilmente um mundo de abundância, livre de servidão e dívida para todos os povos da terra.”

“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.

Sem comentários: